VINHA DO CONVENTO TINTO 2017

garrafa vinha do convento provisório

DESCRIÇÃO:

O Conde Vimioso Vinha do Convento conta a história de um terroir único, de um ambiente singular, de uma vinha que tem por base o peculiar calhau rolado. Uma generosa dádiva deixada pela natureza há mais de 400.000 anos, pela mão do rio Tejo que por ali passou. Engarrafado em anos verdadeiramente excepcionais, é um vinho pensado para que o legado e a magia daquela vinha perdurem pelas próximas décadas.

Castas: 45% Touriga Nacional, 30% Cabernet Sauvignon e 25% Castelão
Região: Tejo
Álcool: 14,5 % vol.
Acidez total: 6 g/l
Açúcares Redutores: <2 g/l
Classificação: Vinho Regional Tejo
Tipo de Solo: Calhau rolado
Vindima/Vinificação: Após vindima manual das parcelas pré-selecionadas, durante a qual se procedeu a uma criteriosa escolha das uvas, estas foram arrefecidas a 5ºC, seguindo-se o desengace total e um esmagamento suave. O passo seguinte foi a maceração pré-fermentativa, seguida da fermentação alcoólica a temperatura controlada, terminando com uma longa maceração pós-fermentativa. Durante todo este processo, as habituais delestages e remontagens foram feitas sob grande rigor e controlo, para se obter uma componente aromática e fenólica de elevada qualidade. As 3 castas que compõem o lote foram vinificadas e estagiaram sempre separadas.

NOTAS DE PROVA:

Cor rubi profunda e densa. O seu intenso aroma é marcado por uma combinação perfeita entre a fruta preta e vermelha maduras, como a amora e a ameixa, notas florais da violeta, nuances das folhas de tabaco e algumas especiarias. Muito concentrado, com taninos robustos, complexos e muito suaves, com uma viva, mas muito bem integrada acidez, é um vinho com grande potencial de envelhecimento. A sua elegância e persistência definem o seu longo final de boca, onde parecem sobressair notas minerais muito frescas e de eucalipto.